quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Forgotten Realms - Glossário


Esse é um guia de termos do cenário de Forgotten Realms, traduzido e compilado pelo Miguel Bernardo, com algumas das referências mais importantes do mundo de Toril e que possivelmente vocês encontrarão em vários sites, livros de regra e romances originais em inglês. Esperamos que ajude a mestres e jogadores em suas pesquisas e aventuras. Qualquer elemento importante do cenário que sintam falta e queiram acrescentar, pode ser sinalizado nos comentários e estaremos avaliando para que seja incluso ao texto original.


GEOGRAFIA E LUGARES

Abadia da Espada - Abbey of the Sword
Abadia do Feixe Dourado - Abbey of the Golden Sheaf
Abadia do Martelo Justo - Abbey of the Just Hammer
Abrigo de Sember - Semberholme
Abrigo do Trovão - Thunderholme
Acaso - Hap
Águas Profundas - Waterdeep
Alta Floresta - High Forest
Antiga Narfell - Ancient Narfell
Árvore Élfica - Elventree
Árvores Enroladas - Tangled Trees
Atalho das Sombras - Shadow Gap
Atalho de Tilver - Tilver's Gap
Atalho do Trovão - Thunder Gap
Atalho dos Crânios - Gap of Skulls
Baixio dos Sedentos - Shoal of Thirst
Barranco - Glen
Bosque dos Druidas - Druid's Grove
Braços de Vau Ashaben, os - The Ashabenford Arms
Brejo Glaun - Glaun Bog
Cachoeira Arkhen - Arkhen Falls
Cachoeiras da Adaga - Dagger Falls
Cachoeiras da Pena - Feather Falls
Cadência das Estrelas - Fall of Stars
Caminho do Trovão - Thunder Way
Caminho Leste - East Way
Caminho Norte - Northride
Campo dos Túmulos - Barrowfields
Campo Frio - Cold Field
Casa de Gond - House of Gond
Casa de Mystra - House of Mystra
Casas Fantasmas - Ghost Holds
Castelo do Chifre Alto - Castle High Horn
Castelo do Desfiladeiro - Castle Crag
Castelo dos Perigos - Castle Perilous
Castelo Elevado - Highcastle
Cicatriz, a - The Scar
Cicatriz Profunda - Scarsdeep
Cidade das Especiarias - City of Spices
Cidade de Vale da Cicatriz - Scardale Town
Cidade de Vale do Rastelo - Harrowdale Town
Cidade Obscura - Shade
Cidadela do Corvo - Citadel of the Raven
Cidadela do Verme Branco - Citadel of the White Worm
Cinco Belos Peixes - Five Fine Fish
Cinturão, o - The Belt
Colina Dente do Acaso - Haptooth Hill
Colina Enluarada - Moonrise Hill
Colina Mágica - Spell Hill
Colinas da Adaga - Dagger Hills
Colinas do Tormento - Dun Hills
Corte das Batalhas - Battle Court
Corte Élfica - Elven Court
Costa da Espada - Sword Coast
Costa Selvagem - Wild Coast
Costeiro Águia Negra - Black Eagle Coster
Couro Trabalhado de Lhuin - Lhuin's Fine Leathers
Cumes da Cimitarra - Scimitar Spires
Elmo de Peldan - Peldan's Helm
Encontro Eterno - Evermeet
Encruzilhada dos Candeeiros - Chandlerscross
Ermo Infindável - Endless Waste
Espada, a - Sword, the
Esporão de Ferro - Ironspur
Estábulos de Kaulvaeras - Kaulvaeras Stables
Estalagem Cervo Branco - White Hart Inn
Estalagem do Velho Crânio - Old Skull Inn
Estrada de Moander - Moander's Road
Estrada de Rauthauvyr - Rauthauvyr's Road
Estrada Negra, a - The Dark Road
Estrada dos Chacais - Road of Jackals
Estrela Vespertina - Eveningstar
Floresta Atroz - Dire Wood
Floresta da Fronteira - Border Forest
Floresta da Terra - Earthwood
Floresta das Aranhas - Spiderhaunt Woods
Floresta das Batalhas - Battlewood
Floresta de Chult - Jungles of Chult
Floresta de Muitos Nomes - Wood of Many Names
Floresta de Velar - Velarswood
Floresta do Arco - Arch Wood
Floresta do Rei - King's Forest
Floresta Hullack - Hullack Forest
Floresta Yeven - Yevenwood
Florestas Élficas - Elven Woods
Folhas do Aprendizado - Leaves of Learning
Fonte dos Quatro Golfinhos - Four Dolphins Fountain
Forte Beluarian - Fort Beluarian
Forte da Vela - Candlekeep
Forte Halvan - Halvan's Keep
Forte Seguro - Waymoot
Forte Zhentil - Zhentil Keep
Frascos Finos de Arhlo - Arhlo's Fine Flasks
Geleira do Avanço Frio - Ice Run Glacier
Geleira do Verme Branco - Glacier of the White Worm
Gelo Alto - High Ice
Gole de Cobre - Copper Gulp
Grande Deserto - Great Desert
Grande Estrada - Long Road
Grande Fenda - Great Rift
Grande Geleira - Great Glacier
Grande Mar de Areia - Great Sand Sea
Império das Sombras - Empire of Shadows
Importadora de Jarwain - Jarwain's Imports
Lago das Lágrimas - Lake of Tears
Lago de Haresk - Haresk's Pool
Lago de Vapor - Lake of Steam
Lago de Yeven - Pool of Yeven
Lago do Laço Gélido - Icelace Lake
Lago dos Cavalos - Horsewater Pool
Lago Eredruie - Lake Eredruie
Lago Gelo Derretido - Lake Icemelt
Lago Sember - Lake Sember
Lago Wyvern - Wyvernwater
Lagoa do Dragão - Dragonmere
Lamaçais Abissais - Bottomless Bogs
Local Dançante - Dancing Place
Lua Alta - Highmoon
Lua Argêntea - Silverymoon
Luz de Lathander - Lathander's Light
Mansão de Aencar - Aencar's Manor
Mansão de Ilmeth - Ilmeth's Manor
Manto de Neve - Snowmantle
Mar da Lua - Moonsea
Mar das Espadas - Sea of Swords
Mar das Estrelas Cadentes - Sea of Fallen Stars
Mar das Sombras - Shadow Sea
Mar Reluzente - Shining Sea
Mar Submerso - Immersea
Marca de Tegal - Tegal's Mark
Mina Profunda - Deep Mine
Minas de Pedra Sangrenta - Bloodstone Mines
Moinho de Thorm - Thorm's Mill
Monte Águas Profundas - Mount Waterdeep
Monte Thalagbror - Mount Thalagbror
Montanha Subterrânea - Undermountain
Montanhas da Boca do Deserto - Desertsmouth Mountains
Montanhas Galena - Galena Mountains
Montanhas Hazuk - Hazuk Mountains
Montanhas Pico Cinzento - Graypeak Mountains
Montanhas Pináculo dos Gigantes - Giantspire Mountains
Morada do Sátiro - Satyr's Run
Morada do Vazio - Quarter of Emptiness
Mosteiro da Rosa Amarela - Monastery of the White Rose
Mundo Subterrâneo - Underdark
Muralha do Lobo - Wolfwall
Muralha dos Sharns - Sharn Wall
Nação das Florestas - Forest Country
Ninho das Águias - Eagles' Eyrie
Olho-Morto - Dhedluk
Onda Tesh - Teshwave
Orla de Vilhon - Vilhon Reach
Orla do Dragão - Dragon Reach
Pântano da Vastidão - Vast Swamp
Pântano de Tun - Marsh of Tun
Pântanos do Mar Distante - Farsea Marshes
Passo da Pedra Sangrenta - Bloodstone Pass
Passo do Chifre Alto - High Horn Pass
Passo dos Gnolls - Gnoll Pass
Pedra do Acordo - Standing Stone
Pedra do Massacre do Refúgio - Blingdenstone
Pedra do Trovão - Thunderstone
Penhasco da Caveira - Skull Crag
Península Chultiana - Chultan Peninsula
Pico da Águia - Eagle Peak
Pico de Sangue - The Blood Horn
Picos da Chama - Peaks of Flame
Picos da Tempestade - Storm Horns
Picos do Trovão - Thunder Peaks
Planície das Pedras Elevadas - Plain of Standing Stones
Ponta da Espada - Swordpoint
Ponta de Flecha - Arrowpoint
Ponte do Arco - Archenbridge
Ponte Pena Negra - Blackfeather Bridge
Portal da Pedra Sangrenta - Bloostone Gate
Portal de Baldur - Baldur's Gate
Portão de Damara - Damaran Gate
Portão de Vaasa - Vaasan Gate
Portão Ocidental - Westgate
Porto Nyanzaru - Port Nyanzaru
Portões, Os - The Gates
Posto do Amanhecer - Dawnpost
Presa de Wyvern - Wyvernfang
Profundeza Anã - Dwarves Deep
Província das Feras - Beast Country
Quartéis dos Cavaleiros - Barracks of the Riders
Recompensa da Deusa - Bounty of the Goddess
Refúgio Florestal - Forester's Freehold
Reino das Florestas - Forest Kingdom
Reinos Soterrados - Buried Realms
Repouso de Galath - Galath's Roost
Riacho das Espadas - Swords Creek
Rio Arkhen - River Arkhen
Rio Ashaba - River Ashaba
Rio Corrente Vinho - Wineflow River
Rio Glaemril - River Glaemril
Rio Sember - Semberflow
Rio Wyvern - Wyvernflow River
Roda Certa de Braunstar - Braunstar Wheelwright
Salão da Colina Longínqua - Hillsafar Hall
Salão do Alvorecer - Morningdawn Hall
Salão do Martelo de Fogo - Firehammer Hall
Salões Assombrados de Estrela Vespertina - Haunted Halls of Eveningstar
Salões do Vale - Delhalls
Sangalar, o Penhasco - Sangalar the Crag
Selvas Mhair - Mhair Jungles
Selvas Negras - Black Jungles
Serpente da Noite - Night Serpent
Sharburgo - Sharburg
Templo Sob as Cataratas - Temple Beneath the Falls
Terra dos Três Rios - Three Rivers Land
Terra dos Vales - The Dales / The Dalelands
Terra Torturada - Tortured Land
Terras Centrais - Heartlands
Terras da Pedra Sangrenta - Bloodstone Lands
Terras Gélidas - Cold Lands
Terras Rochosas - Stonelands
Torre da Lua Crescente - Tower of the Rising Moon
Torre de Cholandrothipe - Cholandrothipe's Tower
Torre de Elminster - Elminster's Tower
Torre de Rhauntides - Rhauntides's Tower
Torre do Condestável - Constable's Tower
Torre do Lorde Ulath - Lord Ulath's Tower
Torre Retorcida - Twisted Tower
Trilha da Mensagem - Trailsend
Trilha do Mar da Lua - Moonsea Ride
Trilha Meio Machado - Halfaxe Trail
Vale Alto - High Dale
Vale da Adaga - Daggerdale
Vale da Batalha - Battledale
Vale da Borla - Tasseldale
Vale da Cicatriz - Scardale
Vale da Honra Perdida - Valley of Lost Honor
Vale da Lua - Moondale
Vale da Névoa - Mistledale
Vale da Pena - Featherdale
Vale das Sombras - Shadowdale
Vale das Vozes Perdidas - Vale of Lost Voices
Vale de Tesh - Teshendale
Vale do Arco - Archendale
Vale do Rastelo - Harrowdale
Vale Escondido - Hidden Vale
Vale Feliz - Merrydale
Vale Morto - Dead Dale
Vale Profundo - Deepingdale
Vale Sessre - Sessrendale
Vale Tesh - Teshendale
Vale Velar - Velarsdale
Vastidão, a - The Vast
Vau Ashaben - Ashabenford
Vau Branco - White Ford
Vau da Adaga - Dagger Ford
Vau de Goliad - Ford of Goliad
Velho Crânio - Old Skull
Véu de Veludo, o - The Velvet Veil
Vidro Espelhado de At'ar - At'ar's Looking Glass
Vigília Negra - Darkwatch


RAÇAS

Anões Cinzentos - Gray Dwarves
Anões do Escudo - Shield Dwarves
Anões Dourados - Gold Dwarves
Elfos da Lua - Moon Elves
Elfos das Florestas - Wood Elves
Elfos do Sol - Sun Elves
Elfos Selvagens - Wild Elves
Gnomos das Profundezas - Deep Gnomes
Gnomos das Rochas - Rock Gnomes
Halflings Austeros - Strongheart Halflings
Halflings Espectrais - Ghostwise Halflings
Halflings Pés-Leves - Lightfoot Halflings 


PERSONAGENS

Aencar, o Rei de Manto - Aencar the Mantled King
Alias das Amarras de Azure - Alias of the Azure Bonds
Altíssimo Telamont - Most High Telamont
Almaestaddamir Velicastelo, o Alquimista - Almaestaddamir Auldcastle the Alchemist
Alto Conselheiro Haresk - High Councilor Haresk
Alusair, a Princesa de Aço - Alusair the Steel Princess
Arvien Cabelo Negro - Arvien Blackhair
Aurgloroasa, a Sombra Sibilante - Aurgloroasa the Sibilant Shade
Auril, a Donzela do Frio - Auril the Frostmaiden
Barão Donlevy, o Jovem - Baron Donlevy the Young
Bren Espada-Ampla - Bren Tallsword
Cyric, o Príncipe das Mentiras - Cyric, the Prince of Lies
Danali, o Indexador - Danali the Indexer
Doust Almadeira - Doust Soulwood
Eilistraee, a Donzela Negra - Eilistraee the Dark Maiden
Ellarian Trompa da Alvorada - Ellarian Dawnhorn
Filfar "Matador de Trolls" Faixa-Madeira - Filfar "Trollkiller" Woodband
Gelgar Resvala-Garras - Gelgar Talonguard
Governador Interino Khelvos Dermmen - Provisional Governor Khelvos Dermmen
Holfast Escudo-Hárpaga - Holfast Harpenshield
Iletian Águia Negra - Iletian Blackeagle
Illiphar Nelnueve, Senhor dos Cetros - Illiphar Nelnueve, Lord of Scepters
Ilmater, o Deus Sofrido - Ilmater, The Crying God
Imryll Eluarshee, a Princesa Profunda - Imryll Eluarshee, the Deeping Princess
Jezz o Coxo - Jezz the Lame
Jhaele Crina Prateada - Jhaele Silvermane
Jhaer Canção Radiante - Jhaer Brightsong
Kaulvaeras Manto Cinza - Kaulvaeras Graymantle
Khelben "Cajado Negro" Arunsun - Khelben "Blackstaff" Arunsun
Lorde Myrian Madeira-Faia - Lord Myrian Beechwood
Nalavarauthatoryl, o Vermelho, o "Dragão Diabólico" - Nalavarauthatoryl the Red, "Devil Dragon"
Nerval Vigilante - Nerval Watchwill
Princesa Regente Tanalasta - Crown Princess Tanalasta
Rainha Viúva Filfaeril - Dowager Queen Filfaeril
Rei da Tempestade - Storm King
Rei Gareth Ruína dos Dragões - King Gareth Dragonsbane
Rei Virdin Pena de Sangue - King Virdin Bloodfeathers
Sarp Barba-Vermelha - Sarp Redbeard
Scyllua Negra Esperança - Scyllua Darkhope
Senhor do Crepúsculo - Dusk Lord
Senhora Líder Myrmeen Lhal - Lady Lord Myrmeen Lhal
Senhora Tessaril Inverno - Lord Tessaril Winter
Shaerl Manto de Sorbo - Shaerl Rowanmantle
Soberano Sembiano Kendrick Selkirk - Sembian Overmaster Kendrick Selkirk
Storm Mão Argêntea - Storm Silverhand
Taalim Torre Archote - Taalim Torchtower
Thauglorimorgorus, o Dragão Púrpura - Thauglorimorgorus, the Purple Dragon
Vangerdahast, Mágico Real de Cormyr - Vangerdahast, Royal Magician of Cormyr
Yraclea a Rainha do Gelo - Yraclea the Ice Queen
Zhengyi o Rei-Bruxo - Zhengyi the Witch-king


FAMÍLIAS, ORDENS E FACÇÕES

Aguilhão do Wyvern - Wyvernspur
Arcanos de Guerra - War Wizards
Beija-Aranhas - Spider-kissers
Cavaleiros do Arco - Archenriders
Cavaleiros do Escudo - Knights of the Shield
Cavaleiros do Vale das Névoas - Riders of Mistledale
Cidadela dos Assassinos - Citadel of Assassins
Companhia de Arquearia Pégasos - Pegasus Archery Company
Conclave de Thay - Thayan Enclave
Conselho dos Seis - Council of Six
Conselho dos Sete Burgueses - Council of Seven Burghers
Conselho dos Vales - Dales Council
Corvos Prateados, os - The Silver Ravens
Culto do Dragão - Cult of the Dragon
Dançarinos, os - The Dancers
Dez Lâminas - Tenblades
Dragões Púrpura - Purple Dragons
Espada Trovão - Tundersword
Espadas, as - The Swords
Harpistas - Harpers
Homens do Lorde - Lord's Men
Lâminas, as - The Blades
Lâminas Brilhantes - Bladebrights
Magos Reais - Royal Mage
Manto Armadura - Mailed Mantle
Ordem do Cálice Dourado - Order of the Golden Cup
Presas Gélidas de Yraclea - Icy Claws of Yraclea
Rede Negra - Black Network
Punho Flamejante - Flaming Fist
Saqueadores do Subterrâneo - Underdark Raiders
Tríade de Rangers - Rangers Three


ORDENS MONÁSTICAS

Alma Solar - Sun Soul
Antiga Ordem - Old Order
Flagelados, Os - Broken Ones
Lua Negra - Dark Moon
Mão Brilhante - Shining Hand
Morte Ampla - Long Death
Punho Hin - Hin Fist
Rosa Amarela - Yellow Rose 


EVENTOS 

Acordo dos Vales - Dales Compact
Cômputo dos Vales (CV) - Dalereckoning (DR)
Encontro dos Escudos - Shieldmeet
Encontros do Vale - Dalemeets
Exílio Élfico - Elven Retreat
Feira Comercial - Trade Fair
Flor de Sangue - Bloodflower
Guerra dos Mateiros - Woodsman's War
Guerras do Portal Orc - Orcgate Wars
Magistrado - Magister
Pedra-sangue - Bloodstone
Praga dos Tremores - Shaking Plague
Tempo das Perturbações - Time of Troubles


CALENDÁRIO DE HARPTOS

Inverno Profundo - Deepwinter
Festival de Inverno - Midwinter
Garra do Inverno - Claw of Winter
Garra dos Crepúsculos - Claw of the Sunsets
Garra das Tempestades - Claw of the Storms
Festival do Plantio - Greengrass
Degelo - Melting
Época das Flores - Time of Flowers
Maré de Verão - Summertide
Festival de Verão - Midsummer
Alto Sol - Highsun
Desvanecer - Fading
Festival da Colheita - Highharvestide
Queda da Folhagem - Leaffall
Apodrecer - Rotting
Festival da Lua - Feast of the Moon
Nevasca - Drawing Down


TERMOS ARCANOS

Fogo Prateado - Silver Fire
Fogo Primordial - Spellfire
Magia de Círculo - Circle Magic
Magia Morta - Dead Magic
Magia Rúnica - Rune Magic
Magia Selvagem - Wild Magic
Portal Aleatório - Random Portal
Portal Exclusivo de Criaturas - Creature-Only Portal
Portal Trancado - Keyed Portal
Portal Variável - Variable Portal
Trama - Weave
Trama de Sombras - Shadow Weave 


ÁRVORES FAMOSAS

Bizárvore - Weirwood
Copa de Sombra - Shadowtop
Espinho de Elmo - Helmthorn
Folha Azul - Blueleaf


TERMOS EM SAGAS E ROMANCES RECENTES

A Ascenção de Tiamat - Rise of Tiamat
A Mina Perdida de Phandelver - Lost   Mine of Phandelver
A Separação - The Sundering
Abadia da Rosa - Abbey of the Rose
Abrigo Arbóreo - Haventree
Afogador - Drown
Água Ruidosa - Loudwater
Águas Profundas - Waterdeep
Aliança dos Lordes - Lord’s Alliance
Alma-Ébano - Ebonsoul
Alto-Castelo - Highcastle
Alvo-Chifre - Stedd Whitehorn
Anel do Inverno - Ring of Winter
Ano da Bruxa Escarcalte - Year of the   Scarlet Witch
Ano da Doninha Atarefada - Year of   the Tasked Weasel
Ano da Pressão da Agua Profunda -   Year of the Deep Water Drifting
Ano da Princesa Guerreira - Year of   the Warrior Princess
Ano da Vingança do Anão de Ferro -   Year of the Iron Dwarf's Vengeance
Ano do Eterno - Year of the Ageless   One
Ano do Halfling Sorridente - Year of   the Grinning Halfling
Ano do Renascimento do Povo Anão -   Year of the Dwarvenkind Reborn
Ano do Retorno do Andarilho das   Estrelas - Year of the Star Walker's Return
Ano do Triunfo dos Lordes das Runas -   Year of the Rune Lords Triunphant
Ano dos Adormecidos Despertados -   Year of the Awakened Sleepers
Ano dos Assassinatos Narthex - Year   of the Narthex Murders
Ano dos Pergaminhos das Montanhas   Inferiores - Year of the Nether Mountain Scrolls
Ano dos Três Navios a Vela - Year of   the Three Ship Sailing
Aranha Parafina - Spider Parrafin
Arco Lunar - Moonbow
Arvore das Almas - Tree of Souls
Assassinato em Portal de Baldur -   Murder in Baldur's Gate
Banqueiro - Moneylender
Batalha da Represa de Lendon - Battle   of Lendon’s Dike
Batalha das Flechas Prateadas - Battle of Silver Arrows
Batalha de Meio-Inverno - Battle of   Midwinter
Bigorna-Bruta - Brawnanvil
Blefe do Corvo - Ravens Bluff
Brasa Remota - Neverember
Bruxa do Gelo - Ice Witch
Busca-Rocha - Rockseekers
Cabala da Tempestade de Fogo -   Firestorm Cabal
Cajado Negro - Blackstaff
Cálice Língua de Wyvern -   Wyverntongue Calice
Calimporto - Calimport
Campos Dourados - Goldenfields
Castelo Cinzento - Greycastle
Castelo Ponta Celeste - Skyreach   Castle
Cavaleiros Prateados - Knights in   Silver
Caverna Eco das Ondas - Wave Echo Cave
Cidade dos Esplendores - City of   Splendors
Cidadela Adbar - Citadel Adbar
Cidadela do Corvo - Citadel of the   Raven
Colinas Sumber - Sumber Hills
Companheiros do Salão - Companions of   the Hall
Coroa-Bélica - Warcrown
Culto da Chama Eterna - Ethernal   Flame
Culto da Onda Esmagadora - Crushing   Wave
Culto da Terra Negra - Black Earth
Culto do Dragão - Cult of the Dragon
Culto do Ódio Uivante - Howling   Hatred
Culto do Olho Elemental Ancião - Cult   of the Elder Eye Elemental
Del Castelo - Delcastle
Distrito dos Acampamentos - Ward Camp
Dragão-de-Guerra - Wardragon
Dragões Púrpuras - Purple Dragons
Enclave das Sombras - Shade Enclave
Enclave Esmeralda - Emerald Enclave
Encontro Eterno - Evermeet
Escória de Ferro - Ironslag
Escudo de Prata - Silvershild
Escudo-Redondo - Roundshield
Espinha do Mundo - Spine of the World
Estalagem do Caminho - Way Inn
Estilha de Cristal - Crystal Shard
Estrelas Lunares - Moonstars
Fantasmas do Castelo Lança do Dragão   - Ghosts of the Dragonspear Castle
Floresta Cintilante - Glimmerwood
Floresta das Brumas - Misty Forrest
Floresta Jardim da Cripta -   Kryptgarden Forest
Fora do Abismo - Out of the Abyss
Forja da Magia - Forge of Spells
Forte da Flecha Negra - Dark Arrow   Keep
Forte da Vela - Candlekeep
Forte das Cinzas - Ashhold
Forte Hartkin - Hartkin Keep
Forte Portão de Sangue - Bloodgate   Keep
Fronteiras Prateadas - Silver Marches
Fúria do Vento - Windvane
Fúria Vermelha de Mintarn - Red Rage   of Mintarn
Garra - Talon
Garra de Falcão - Falconhand
Golpeadora Ígnea - Tinderstrike
Grande Chuva - Great Rain
Grande Lança - Great Spear
Guia do Aventureiro da Costa da   Espada - Sword Coast Adventurer’s Guide
Harpistas - Harpers
Ira dos Demônios - Rage of Demons
Irmandade Arcana - Arcane Brotherhood
Irmandade do Grifo - Brottherhood of the Griffon
Lagoa dos Cadáveres - Mere of the   Dead Man
Lágrima da Lua - Moontear
Lâmina Voadora - Flying Blade
Langdedrosa Fúria Ciana - Langdedrosa   Cyanwrath
Legado da Estilha de Cristal - Legacy   of Crystal Shard
Longa-Vista - Farseer
Lua Argêntea - Silverymoon
Lua Cinzenta - Cindermoon
Magos de Guerra - War Wizards
Mal Elemental - Elemental Evil
Mão Argêntea - Silverhand
Mar da Lua - Moonsea
Mar das Estrelas Cadentes - Sea of Fallen Stars
Martelo de Batalha - Battlehammer
Martelo Pétreo - Hammerstone
Máscara da Rainha do Dragão - Mask of   the Dragon Queen
Máscara do Dragão Branco - Mask of   the White Dragon
Máscara do Dragão Verde - Mask of the Green Dragon
Máscara do Dragão Vermelho - Mask of   the Red Dragon
Montanhas do Crepúsculo - Sunset   Mountains
Monumento dos Anciões - Monument of Ancients
Morte Gélida - Incingdeath
Ninho Verde - Greenest
Nove Infernos - Nine Hells
Obscura - Shade
Olho do Pai de Todos - Eye of the   All-Father
Onda Alva - Whitewave
Orador da Anciã Verde - Green   Wyrmspeaker
Ordem da Chama Azul - Order of Blue   Flame
Ordem da Manopla - Order of the   Gauntlet
Ordenamento - Ordening
Pai de Todos - The All-Father
Pântano do Crepúsculo - Twiligh   Marshes
Parte-Escudo - Shieldsunder
Pedra Noturna - Nightstone
Pendor das Sombras - Shadowwfell
Phlan Durante a Tirania dos Dragões -   Phlan During the Tyranny of Dragons
Picos Cinzentos - Graypeak Mountains
Picos Perdidos - Lost Peaks
Pináculo da Memória - Memory Spire
Planície das Aranhas de Pedra -   Plains of Stone Spiders
Poço de Radiância - Pool of Radiance
Poço dos Dragões - Well of Dragons
Pôneis Sorridentes - Grinning Ponies
Ponte Javali-Alado - Boareskyr Bridge
Portal de Baldur - Baldur’s Gate
Praga Mágica - Spellplague
Presa de Ferro - Ironfang
Príncipes do Apocalipse - Princes of   the Apocalypse
Punho Negro - Black Fist
Quilha Fendida - Gar Shatterkeel
Ratazana-das-Sombras - Ratshadow
Reino de Muitas Flechas - Kingdom of   Many Arrows
Reluzente - Glister
Salão de Mitral - Mithral Hall
Sela Longa - Longsaddle
Serpente-Trovão - Stormserpent
Sociedade Kraken - Kraken Society
Storm Mão Argêntea - Storm Silverhand
Subterrâneo - Underdark
Sul Brilhante - Shinning South
Templo do Olho - Fane of the Eye
Terras dos Vales - Dalelands
Terras Forjadas pela Peste -   Plaguewrought Lands
Tesouro da Rainha Dragão - Hoard of   the Dragon Queen
Tormenta do Rei Trovão - Storm King’s   Thunder
Torre das Hostes Arcanas - Host Tower   of the Arcane
Trama - Weave
Trama das Sombras - Shadow Weave
Tribo do Alce - Tribe of the Elk
Tribo do Urso - Tribe of the Bear
Trono de Cinábrio - Cinnabar Throne
Tumba da Aniquilação - Tomb of Annihilation
Turbilhão de Ordulin - Ordulin   Maelstrom
Urso Azul - Blue Bear
Vale Cinzento - Gray Vale
Vale Dessarin - Dessarin Valley
Vale do Arco - Archendale
Vale do Vento Gélido - Ice Wind Dale
Vale dos Anões - Dwarven Valley
Vale Gélido - Cold Vale
Vapor Eterno - Evermelt
Vau da Adaga - Daggerford
Velha Morde Ossos - Old Gnawbone
Velha Morte Branca - Old White Death
Anel do Inverno - Ring of Winter
Ano das Criptas em Erupção - Year of Erupting Crypts 
Ano das Montanhas que Tremem - Year of the Quivering Mountains
Ano das Sombras - Year of Shadows 
Ano do Fogo Azul - Year of the Blue Fire 
Ano do Wyvern - Year of the Wyvern
Ano dos Ocasos Sangrentos - Year of the Blooded Sunsets
Ano dos Sonhos - Year of Dreams
Ano dos Sonhos Conectados - Year of Netted Dreams
Companhia Mercante da Baía Segura - Refuge Bay Trading Company 
Conselho dos Seis - Council of Six
Cratera Esmeralda - Emerald Crater 
Época das Sombras - Epoch of Shadows 
Focinho de Omgar  - Snout of Omgar
Grande Fenda - Great Rift
ilhas flutuantes - earthmotes 
Kaveris Mão-de-Ébano  - Kaveris Ebonhand 
Lanceiros de Ubtao  - Spearbearers of Ubtao 
Mar Lapal - Lapal Sea 
marca-da-praga - spellscarred 
Montanhas Hazur - Hazur Mountains
muralha de confusão  - wall of confusion 
o Enganador - the Deceiver 
Palácio Tufão - Typhoon Palace 
Península de Chult - Chultan Peninsula 
Picos da Chama - Peaks of Flame 
Pináculo das Longas Sombras - Spire of Long Shadows 
Porto Nyanzaru - Port Nyanzaru 
Praga Imperial - Imperial Plague 
Selvas de Chult - Jungles of Chult 
Serpente da Noite - Night Serpent 
Serpente do Mundo - World Serpent 
Sociedade Ytepka - Ytepka Society 
Vale da Honra Perdida - Valley of Lost Honor
Vanrak Estrela-da-Lua - Vanrak Moonstar


FEITIÇOS

Aranhas de Pedra - Stone Spiders
Armadura das Trevas - Armor of Darkness
Atravessar Chamas - Fire Stride
Caminho da Lua - Moon Path
Chuva de Bolas de Neve de Snilloc, A - Snilloc's Snowball Swarm
Corpo Aracnídeo - Spider Shapes
Criar Tatuagem Mágica - Create Magic Tattoo
Esplendor da Águia - Eagle's Splendor
Evasão de Elminster, A - Elminster's Evasion
Explosão Cegante - Flashburst
Fogo Lunar - Moonfire
Forma de Aranha - Spiderform
Garras das Trevas - Claws of Darkness
Gema Bomba - Gembomb
Grito Aprimorado - Great Shout
Lâmina da Lua - Moon Blade
Lança do Trovão - Thunderlance
Luz Negra - Blacklight
Maldição da Aranha - Spider Curse
Mandíbula Pétrea - Maw of Stone
Manto Cinzento de Grimwald, O - Grimwald's Gray Mantle
Manto do Poder Negro - Cloak of Dark Power
Máquina Fantástica - Fantastic Machine
Máquina Fantástica Aprimorada - Greater Fantastic Machine
Máscara de Sombra - Shadow Mask
Proteção Menor Contra o Ferro - Lesser Ironguard
Queimadura de Aganazzar - Aganazzar's Scorcher
Raio Lunar - Moonbeam
Raio Negro - Darkbolt
Rajada de Dispersão - Scatterspray
Rajada de Sombras - Shadow Spray
Retalhar - Flensing
Selar Portal - Gate Seal
Simulação Arcana - Anyspell
Simulação Arcana Aprimorada - Greater Anyspell
Tromba d'Água - Water Sprout
Turbilhão - Maelstrom 


DOMÍNIOS DE CLÉRIGO

Domínio da Escuridão - Darkness Domain
Domínio da Família - Family Domain
Domínio da Ilusão - Illusion Domain
Domínio da Lua - Moon Domain
Domínio da Mentalidade - Mentalism Domain
Domínio da Nobreza - Nobility Domain
Domínio da Renovação - Renewal Domain
Domínio da Retribuição - Retribution Domain
Domínio da Tempestade - Storm Domain
Domínio da Tirania - Tyranny Domain
Domínio das Aranhas - Spider Domain
Domínio das Cavernas - Cavern Domain
Domínio das Runas - Rune Domain
Domínio do Comércio - Trade Domain
Domínio do Destino - Fate Domain
Domínio do Encantamento - Charm Domain
Domínio do Feitiço - Spell Domain
Domínio do Lodo - Slime Domain
Domínio do Oceano - Ocean Domain
Domínio do Ódio - Hatred Domain
Domínio do Planejamento - Planning Domain
Domínio do Sofrimento - Suffering Domain
Domínio do Tempo - Time Domain
Domínio dos Anões - Dwarf Domain
Domínio dos Drow - Drow Domain
Domínio dos Elfos - Elf Domain
Domínio dos Escamosos - Scalykind Domain
Domínio dos Gnomos - Gnome Domain
Domínio dos Halflings - Halfling Domain
Domínio dos Metais - Metal Domain
Domínio dos Mortos-Vivos - Undeath Domain
Domínio dos Ofícios - Craft Domain
Domínio dos Orcs - Orc Domain
Domínio dos Portais - Portal Domain 


TALENTOS

Adaptação à Luz do Dia - Daylight Adaptation
Adiar Magia - Delay Spell
Analisar Portal - Analyze Portal
Aprendizado Arcano - Arcane Schooling
Ardiloso - Stealthy
Artesão Mágico - Magical Artisan
Artista - Artist
Baldaquino - Treetopper
Brutamontes - Thug
Caçador Treinado - Foe Hunter
Cavaleiro - Saddleback
Cavaleiro Nômade - Horse Nomad
Conjurador Pródigo - Spellcasting Prodigy
Contramágica Aprimorada - Improved Counterspell
Conversão Arcana - Signature Spell
Cosmopolita - Cosmopolitan
Criar Portal - Create Portal
Destemido - Blooded
Disciplina - Discipline
Duplicar Magias - Twin Spell
Educação - Education
Estilo das Espadas Gêmeas - Twin Sword Style
Etiqueta da Magocracia - Courteous Magocracy
Fala Mansa - Smooth Talk
Familiar Aprimorado - Improved Familiar
Foco em Magia Aprimorado - Greater Spell Focus
Foco em Tatuagem - Tattoo Focus
Força de Espírito - Strong Soul
Furtivo - Stealthy
Gêmeo do Trovão - Thunder Twin
Inscrever Runas - Inscribe Rune
Linhagem Ígnea - Bloodline of Fire
Magia de Trama de Sombras - Shadow Weave Magic
Magia Inata - Innate Spell
Magia Penetrante Aprimorada - Greater Spell Penetration
Magia Perniciosa - Pernicious Magic
Magia Persistente - Persistent Spell
Magia Tenaz - Tenacious Magic
Magia Traiçoeira - Insidious Magic
Mãos de Prata - Silver Palm
Mateiro - Forester
Mente Sobre Matéria - Mind Over Body
Mílicia - Militia
Obstinado - Bullheaded
Origem Mercante - Mercantile Background
Preparação Arcana - Arcane Preparation
Resistência a Venenos - Resist Poison
Sangue Ofídio - Snake Blood
Sobrevivente - Survivor
Sorte dos Heróis - Luck of Heroes
Treinamento Mágico - Magical Training


EQUIPAMENTOS

Açoite - Scourge
Anula-faro - Scentbreaker
Aspersório - Aspergillum
Bandoleira - Bandoleer
Baralho de Talis - Talis Deck
Barril de Pólvora - Powderkeg
Bolinhas de Gude - Marbles
Botas com Lâmina - Bladeboots
Braçadeira com Garras - Claw Bracer
Chifre de Pólvora - Powderhorn
Cinto de Poções - Potion Belt
Cutelo - Cutlass
Erva Nara - Nararoot
Espadim - Saber
Gás Alquímico do Sono - Alchemical Sleep Gas
Lufadas - Draughts
Malho - Maul
Organizador de Pergaminhos - Scroll Organizer
Ossos do Velho - Old Men's Bones
Peitoral de Couro - Hide Breastplate
Rede contra Insetos - Insect Netting
Rede de Dormir - Hammock
Tínta Invisível - Disappearing Ink


TERMOS DE JOGO

Abjuração - Abjuration
Abrir Fechaduras - Open Locks
Ação de Desengajar - Disengage Action
Ação de Disparada - Dash Action
Ação de Rodada Completa - Full Round Action
Ação Equivalente a Movimento - Move Equivalent Action
Ação Livre - Free Action
Ação Padrão - Standard Action
Ação Parcial - Partial Action
Acelerar Magia - Quicken Spell
Acrobacia - Acrobatics
Acuidade em Arma - Weapon Finesse
Adestrar Animais - Handle Animals
Adiar - Delay
Adivinhação - Divination
Ajuda - Help
Alabarda - Halberd
Alcance - Range
Algemas - Manacles
Algibeira - Belt Pouch
Alquimia - Alchemy
Alvos - Targets
Ambidestria - Ambidexterity
Amedrontado - Frightened
Área Ameaçada - Threatened Area
Armadura Acolchoada - Padded Armor
Armadura de Batalha - Full Plate Armor
Arqueirismo Montado - Mounted Archery
Arte da Fuga - Escape Artist
Ataque Atordoante - Stun Attack
Ataque de Oportunidade - Attack of Opportunity
Ataque Desarmado Aprimorado - Improved Unarmed Strike
Ataque Furtivo - Sneak Attack
Ataque Giratório - Whirlwind Attack
Ataque Poderoso - Power Attack
Atletismo - Athletics 
Atropelar - Trample
Atroz - Dire
Atuação - Performance
Aumentar Magia - Enlarge Spell
Avaliação - Appraise
Avaliação de Golpe Decisivo - Threat
Azagaia - Javelin
Base de Ataque - Base Attack
Bastão - Rod
Besta - Crossbow
Blefe - Bluff
Bom - Good
Bordão - Quarterstaff
Broquel - Buckler
Brunea - Scale Mail
Cajado - Staff
Camuflagem - Concealment
Caótico - Chaotic
Carisma - Charisma
Cavalgar - Ride
Classe de Armadura - Armor Class
Classe de Prestígio - Prestige Class
Clava - Club
Cobertura - Cover
Combate Montado - Mounted Combat
Concentração - Concentration
Conhecimento - Knoweledge
Conhecimento da Natureza - Nature
Conhecimento de Arcanismo - Arcana
Conhecimento de História - History
Conhecimento de Religião - Religion
Conjuração - Conjuration
Conjurar - Cast
Constituição - Constitution
Contramágica - Counterspell
Corpo-a-Corpo - Melee
Corrida - Run
Corselete de Couro - Leather Armor
Cota de Malha - Chainmail
Cota de Talas - Splint Mail
Cravos - Spikes
Criar - Craft
Criatura Modelo - Template Creature
Cura - Heal
Cura pelas Mãos - Lay On Hands
Dados de Vida - Hit Dice
Decifrar Escrita - Decipher Script
Desarme Aprimorado - Improved Disarm
Deslocamento - Move
Deslocamento - Spring Attack
Destreza - Dexterity
Desviar Objetos - Deflect Arrows
Diplomacia - Diplomacy
Disfarce - Disguise
Dominar Magia - Spell Mastery
Efeito - Effect
Elevar Magia - Heighten Spell
Empatia com Animais - Animal Empathy
Encantamento - Enchantment
Encontrão Aprimorado - Improved Bull Rush
Enganação - Deception
Equilíbrio - Balance
Escalar - Climb
Esconder-se - Hide
Escudo de Corpo - Tower Shield
Espadão - Greatsword
Especialização - Expertise
Especialização - Specialization
Espionar - Scry
Esquiva - Dodge
Estender Magia - Extend Spell
Evasão - Evasion
Evocação - Evocation
Expulsão Adicional - Extra Turning
Expulsar Mortos-Vivos - Turn Undead
Falar Idioma - Speak Language
Falcione - Falchion
Falsificação - Forgery
Fascinar - Rebuke
Feiticeiro - Sorcerer
Foco em Magia - Spell Focus
Foco em Perícia - Skill Focus
Força - Strength
Forma Selvagem - Wildshape
Fortitude - Fortitude
Funda - Sling
Fúria - Rage
Furtividade - Move Silently
Furtividade - Stealth
Golpe de Misericórdia - Coup-de-grace
Grande Fortitude - Great Fortitude
Grimório - Spellbook
Guerreiro - Fighter
Identificar Magia - Spellcraft
Ilusão - Illusion
Imobilização Aprimorado - Improved Trip
Indefeso - Helpless
Iniciativa Aprimorada - Improved Initiative
Instrumentos de Ladrão - Thieves Tools
Inteligência - Inteligence
Intimidação - Intimidation
Intimidar - Intimidate
Intuição - Insight
Investida - Charge
Investida Implacavel - Spirited Charge
Investida Montada - Ride-by Attack
Ladino - Rogue
Leal - Lawful
Leitura Labial - Read Lips
Lidar com Animais - Animal Handling
Liderança - Leadership
Loriga Segmentada - Banded Armor
Lutar às Cegas - Blind-Fight
Maça - Mace
Machadinha - Hand Axe
Magia Penetrante - Spell Penetration
Magia Sem Gestos - Still Spell
Magias em Combate - Combat Casting
Mago - Wizard
Mangual - Flail
Manopla - Gauntlet
Manto - Cloak
Mau - Evil
Maximizar Magia - Maximize Spell
Meia Armadura - Half-plate
Mensagens Secretas - Innuendo
Mestre - DM
Mobilidade - Mobility
Natação - Swim
Necromância - Necromancy
Neutro - Neutral
Nível - Level
Nível de Desafio - Challenge Rating
Nível do Conjurador - Spellcaster
Observação - Spot
Obter Informação - Gather Information
Ofício - Craft
Operar Mecanismo - Disable Device
Ouvir - Listen
PdMs - NPCs
Pedra Trovão - Thunderstone
Peitoral de Aço - Breastplate
Percepção - Perception
Pergaminho - Scroll
Perícias - Skills
Persuasão - Persuasion
Picareta - Pick
Pontos de Vida - Hit Points
Porrete - Sap
Potencializar Magia - Empower Spell
Prece - Prayer
Precisão - Precise Shot
Presença Aterradora - Frightful Presence
Prestidigitação - Sleight of Hand
Procurar - Search
Profissão - Profession
Prontidão - Awareness
Punga - Pick Pockets
Rastrear - Track
Redução de Dano - Damage Reduction
Reflexo - Reflex
Reflexos de Combate - Combat Reflex
Reflexos Rápidos - Lightning Reflexes
Reformular - Refocus
Rodada - Round
Sabedoria - Wisdom
Sabedoria Selvagem - Wilderness Lore
Sabre - Rapier
Saltar - Jump
Saque Rápido - Quick Draw
Senso de Direção - Direction Sense
Senso de Motivação - Sense Motive
Silenciar Magia - Silent Spell
Sobrevivência - Survival
Sopro de Dragão - Dragon Breath
Sucesso Decisivo Aprimorado - Improved Critical
Surpreendido - Flat-footed
Surpreendido - Surprise
Talentos - Feats
Tempo de Conjuração - Casting Time
Tendência - Alignment
Teste de Resistência - Saving Throw
Teste de Resistência a Magia - Spell Resistance
Tiro Certeiro - Point Blank Shot
Tiro em Movimento - Shot On The Run
Tiro Longo - Far Shot
Tiro Rápido - Rapid Shot
Tolerância - Endurance
Transmutação - Transmutation
Trespassar - Cleave
Trespassar Aprimorado - Great Cleave
Truques - Cantrips
Usar Cordas - Use Rope
Usar Instrumento Mágico - Use Magic Device
Varinha - Wand
Virote - Bolt
Visão na Penumbra - Lowlight Vision
Visão no Escuro - Darkvision
Vitalidade - Toughness
Vontade - Will
Vontade de Ferro - Iron Will

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

D&D 5E - Raças Oficias [Atualizado]


Nem toda raça inteligente do multiverso é apropriada para ser um aventureiro controlado por um jogador. Anões, elfos, halflings e humanos são as raças mais comuns em um grupo de aventureiros típico. Draconatos, gnomos, meio-elfos, meio-orcs e tieflings são aventureiros menos comuns. Drow, uma sub-raça dos elfos, também são incomuns. 

Sua escolha da raça afeta muitos aspectos diferentes de um personagem. Estabelece qualidades fundamentais que existem ao longo da carreira de aventuras do seu personagem. Ao tomar essa decisão, tenha em mente o tipo de personagem que você quer jogar. Por exemplo, um halfling poderia ser uma boa escolha para um ladino furtivo, um anão faz um guerreiro resistente e um elfo pode ser um mestre da magia arcana.

A raça do seu personagem não só afeta seus valores de habilidade e traços raciais, mas também fornece sugestões para a construção da história do seu personagem. A descrição de cada raça abaixo inclui informações para ajudar você a interpretá-la como um personagem, incluindo personalidade, aparência física, características da sociedade e as inclinações de tendências raciais. Esses detalhes são sugestões para ajudar você a pensar sobre seu personagem, embora aventureiros possam divergir bastante dos padrões da raça. Vale a pena levar em consideração o porquê do seu personagem ser diferente como uma maneira de ajudar a escolher os antecedentes e os traços da personalidade de seu personagem.

As seguintes regras são comuns entre todas as raças:

Atributos: Os atributos raciais respeitam o limite de máximo 20 em um atributo.
Tamanho Pequeno: Personagens Pequenos são afetados de forma diferente por algumas regras (a regra diz, se for o caso). Possuem dificuldade em usar armas Pesadas.
Sub-raça: Caso sua raça possua uma sessão Sub-Raças, você precisa escolher uma.

AASIMAR

Descendentes de criaturas celestiais, Aasimares parecem humanos gloriosos e heroicos. Aasimares costumam tentar disfarçar sua linhagem para enfrentar o mal sem chamar atenção.

Atributos: +2 CAR.
Tendência Comum: Normalmente Boa, mas alguns deles rejeitam sua linhagem e caem para o mal.
Idade: Como Humanos, mas vivem um pouco mais.
Tamanho e Peso: Médio. Físico como Humanos.
Idiomas: Celestial e Comum.
Deslocamento: 9m.
Mãos que Curam: Uma vez por dia com uma ação cura alvo tocado PA igual à seu nível.
Portador da Luz: Conhece o Truque Luz.
Resistência Celestial: Resistência à dano Necrótico e Radiante.
Visão no Escuro: Trata luz baixa como luz normal e escuridão como luz baixa, ambos a até 18m.

SUB-RAÇAS

Caído
Atributo: +1 FOR.
Consumo Radiante: A partir do nível 3, uma vez por dia pode libertar energia celestial por 1 minuto ou até terminar o efeito com ação bônus. Ao ativar o efeito criaturas a até 3m devem passar em resistência de CAR baseada em CAR ou ficarem Assustadas até o fim do próximo turno. Uma vez por turno causa +nível dano necrótico em um de seus ataques ou magias.

Flagelo
Atributo: +1 CON.
Consumo Radiante: A partir do nível 3, uma vez por dia pode libertar energia celestial por 1 minuto ou até terminar o efeito com ação bônus. Durante o efeito emana luz brilhante a 3m e luz baixa em mais 3m. Ao final de seu turno você e criaturas a até 3m sofrem ½ seu nível como dano radiante, e uma vez por turno causa +nível dano radiante em um de seus ataques ou magias.

Protetor
Atributo: +1 SAB.
Alma Radiante: A partir do nível 3, uma vez por dia pode libertar energia celestial por 1 minuto ou até terminar o efeito com ação bônus. Durante o efeito recebe deslocamento de vôo 9m, e uma vez por turno causa +nível dano radiante em um de seus ataques ou magias.



ANÕES

Reinos ricos em grandiosidade, salões cravejados nas raízes das montanhas, o eco de picaretas e martelos nas minas e nas forjas, dedicação a clã e tradição, e um ódio por orcs e goblins - são essas as heranças de todo anão.

Atributos: +2 CON
Tendência Comum: Bom Leal
Idade: Adultos aos 50. Vivem até 350.
Tamanho e Peso: Médio. De 1,20m até 1,50m. Peso médio 75kg.
Idiomas: Anão e Comum.
Deslocamento: 7,5m.
Ferramentas: Proficiência em um entre ferramentas de Ferreiro, Maçom ou Cervejeiro.
Lento e Firme: Deslocamento não é reduzido por armadura.
Ligação com Pedra: Adiciona dobro de proficiência em História relacionado à origem de trabalhos de pedra.
Resiliência: Resistência a dano de veneno e Vantagem em testes de resistência contra veneno.
Treino em Combate Anão: Proficiência com machado de guerra, machadinha, martelo de arremesso, martelo de guerra.
Visão no Escuro: Trata escuridão a 18m como luz baixa, e luz baixa como brilhante.

SUB RAÇAS 

ANÃO DA COLINA  

Atributo: +1 SAB e Firmeza Anã: +1 PA por nível.

ANÃO DA MONTANHA 

Atributo: +2 FOR e Proficiência: Armaduras leves e médias.


ANÃO DAS PROFUNDEZAS (DUERGAR)

Atributo: +1 FOR.
Visão no Escuro Superior: Visão no Escuro 36m.
Resiliência Profunda: Vantagem em testes de resistência contra ilusão e ser enfeitiçado ou paralisado.
Idioma Extra: Subterrâneo.
Magia Profunda: A partir do nível 3 pode usar a opção aumentar de Aumentar/Reduzir em você mesmo uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Invisibilidade em você mesmo uma vez por dia. Essas magias são baseadas em INT, e você não pode usá-las quando sob luz solar.
Sensibilidade à Luz: Desvantagem em ataque e Percepção quando você ou alvo estão em luz solar direta.



DRACONATO

Nascido de dragões como diz seu nome, os draconatos andam orgulhosamente por um mundo que os recebe como medo e incompreensão.

Atributos: +2 FOR, +1 CAR.
Tendência Comum: Bom Leal ou Caótico Mau.
Idade: Adultos aos 15. Vivem até 80.
Tamanho e Peso: Médio. Mais de 1,80m. Peso médio 125kg.
Idiomas: Dracônico e Comum.
Deslocamento: 9m.
Ancestralidade Dracônica: Escolha um ancestral dracônico. Suas escamas são dessa cor, sua resistência e sopro são de acordo com o elemento ligado:

-Azul: Eletricidade - Dano em Linha de 1,5mts por 6mts - Save: Dex
-Branco: Frio - Cone de 4.5mts - Save: Con
-Bronze: Eletricidade - Dano em Linha de 1,5mts por 6mts - Save: Dex
-Cobre: Ácido - Dano em Linha de 1,5mts por 6mts - Save: Dex
-Latão: Fogo - Dano em Linha de 1,5mts por 6mts - Save: Dex
-Ouro: Fogo - Cone de 4.5mts - Save: Dex
-Prata: Frio - Cone de 4.5mts - Save: Con
-Preto: Ácido - Dano em Linha de 1,5mts por 6mts - Save: Dex
-Verde: Veneno - Cone de 4.5mts - Save: Con
-Vermelho: Fogo - Cone de 4.5mts - Save: Dex

Resistência: Recebe resistência ao elemento de seu ancestral.
Sopro: Uma vez por descanso pode fazer um sopro que causa 2d6 (resistência de DES metade, CD 8 + Proficiência + CON). Esse dano aumenta em 1d6 aos níveis 6, 11 e 16.


ELFOS

Elfos são um povo mágico com graça sobrenatural, vivendo no mundo mas não inteiramente parte dele.

Atributos: +2 DES.
Tendência Comum: Bom Caótico.
Idade: Adultos aos 100. Vivem até 750.
Tamanho e Peso: Médio. De pouco menos que 1,50m até 1,80m. Peso diverso, para o lado magro.
Idiomas: Elfico e Comum.
Deslocamento: 9m.
Ancestralidade Feérica: Vantagem contra ser Enfeitiçado, imune a magias de sono.
Sentidos Afiados: Proficiência em Percepção.
Transe: Não dorme. Descanso prolongado de apenas 4 horas.
Visão no Escuro: Trata escuridão a até 18m como Luz Baixa, e luz baixa como brilhante.

SUB RAÇAS

ALTO ELFO

Atributo: +1 INT
Idioma Extra: Hábil em um idioma a mais
Treino em Arma: Proficiência em Espada Longa e Curta, Arco Longo e Curto.
Truque: Conhece um truque da lista de Mago.

ELADRIN 

Atributo: +1 CAR.
Passo Feérico: Uma vez por descanso curto pode se teletransportar a até 9m com uma ação bônus. Essa habilidade é recupera com um Descanso Curto. A partir do nível 3 também gera um efeito adicional de acordo com sua estação escolhida. A CD é baseada em CAR.
-Inverno: Criatura adjacente antes de seu teletransporte fica Assustada de você até fim de seu próximo turno. Resistência de SAB nega.
-Outono: Após seu passo feérico, até duas criaturas visíveis a até 3m de você devem passar em resistência de SAB ou ficarem Enfeitiçadas por você por 1 minuto ou até você ou seus companheiros causarem dano a ela.
-Primavera: Teletransporta aliado adjacente tocado ao invés de você.
-Verão: Após seu passo feérico, criaturas adjacentes visíveis à sua escolha sofrem seu CAR em dano de fogo.

ELFO MARINHO

Atributo: +1 CON.
Treino em Arma: Proficiência em Lança, Tridente, Besta Leve e Rede.
Filho do Mar: Deslocamento de nado 9m e pode respirar água.
Amigo do Mar: Pode comunicar ideias simples com feras que possuam deslocamento de nado.
Idioma Adicional: Aquan.

ELFO NEGRO

Atributo: +1 CAR
Magia: Conhece o truque Globos de Luz. A partir do nível 3 pode usar Fogo Feérico uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Escuridão uma vez por dia.
Sensibilidade à Luz: Desvantagem em ataque, Percepção e Investigação de visão quando em luz solar.
Visão no Escuro Superior: Alcance estendido para 36m.


ELFO SILVESTRE

Atributo: +1 SAB.
Treino em Arma: Proficiência em Espada Longa e Curta, Arco Longo e Curto.
Pé Rápido: +1,5m de deslocamento.
Máscara do Ermo: Pode se esconder enquanto apenas levemente obscurecido por fenômeno natural.

SHADAR-KAI

Atributo: +1 CON.
Resistência Necrótica: Resistência à dano necrótico.
Bênção da Rainha Corvo: Uma vez por descanso curto pode se teletransportar a até 9m com uma ação bônus.



FIRBOLG

Criaturas do ermo, Firbolgs são pacatos servos da natureza, versados em conhecimento druídico.

Atributos: +2 SAB, +1 FOR.
Tendência Comum: Bom Neutro.
Idade: Adultos aos 30. Vivem até 500.
Tamanho e Peso: Médio. Mais altos e mais pesados que humanos.
Idiomas: Comum, Elfico e Gigante.
Deslocamento: 9m.

Físico Poderoso: Conta como um passo maior ao determinar carga.
Magia Firbolg: Uma vez por descanso pode usar Detectar Magia ou Disfarçar-se.
Passo Oculto: Uma vez por descanso pode ficar invisível até o começo do próximo turno ou quebrar a invisibilidade.
Voz da Fera e Folha: Feras conseguem lhe entender parcialmente, e recebe Vantagem para testes afim de influenciá-las.

GITH

Enquanto os Githyanki são guerreiros e magos implacáveis dedicados a expandir seu domínio pelo Plano Astral e a servir sua rainha lich, os Githzerai são monges contemplativos que vivem em grandes monastérios isolados no Limbo.  

Atributos: +1 INT.
Idade: Adultos aos 20. Vivem até 100.
Tamanho e Peso: Médio. Mais leves que humanos e com cerca de 1,80m.
Idiomas: Gith e Comum.
Deslocamento: 9m.

SUB-RAÇAS

GITHYANKI 

Atributo: +2 FOR.
Tendência Comum: Mau Leal.
Maestria Decadente: Aprende um idioma adicional, além de uma perícia ou ferramenta adicional.
Proficiências: Armaduras leves e médias, espadas curtas, espadas longas e espadas de duas mãos.
Psiquismo Githzerai: Conhece o truque Mãos Mágicas, que é invisível. A partir do nível 3 pode usar Saltar uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Passo da Neblina uma vez por dia, todos baseados em SAB.

GITHZERAI

Atributo: +2 SAB.
Tendência Comum: Leal Neutro.
Disciplina Mental: Vantagem contra Enfeitiçado e Assustado
Proficiências: Armaduras leves e médias, espadas curtas, espadas longas e espadas de duas mãos.
Psiquismo Githyanki: Conhece o truque Mãos Mágicas, que é invisível. A partir do nível 3 pode usar Escudo uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Detectar Pensamentos uma vez por dia, todos baseados em INT.



GNOMOS

Gnomos aproveitam a vida com dedicação, aproveitando cada momento de invenção, exploração, investigação, criação ou brincadeira.

Atributos: +2 INT.
Tendência Comum: Bom Neutro.
Idade: Adultos aos 40. Vivem até 500.
Tamanho e Peso: Pequeno. De 90cm até 1,20m. Peso médio 20kg.
Idiomas: Gnômico e Comum.
Deslocamento: 7,5m.
Esperteza Gnômica: Vantagem em testes de resistência de INT, SAB ou CAR contra magias.
Visão no Escuro: Trata escuridão a até 18m como Luz Baixa, e luz baixa como brilhante.

SUB-RAÇAS

GNOMO DA FLORESTA

Atributo: +1 DES.
Ilusionista Natural: Conhece o Truque Ilusão Menor.
Falar com Feras Pequenas: Pode comunicar ideias simples para feras Pequenas ou menores.

GNOMO DAS PROFUNDEZAS

Atributo: +1 DES.
Camuflagem de Pedra: Vantagem para se esconder em terreno rochoso.
Visão no Escuro Superior: Alcance estendido para 36m.

GNOMO DA ROCHA

Atributo: +1 CON.
Conhecimento do Artífice: Adiciona dobro de proficiência para testes de História relacionados a itens mágicos, objetos alquímicos e tecnológicos.
Engenhoca: Proficiente com Ferramentas de Engenhoqueiro. Com 10po e uma hora de trabalho pode criar um mecanismo mecânico (CA 5, 1 PA) que funciona por até 24h ou até ser desmontado (recuperando os materiais). Você pode ter até três mecanismos ativos ao mesmo tempo. Ao criá-lo escolha uma das seguintes funções.

-Brinquedo: Colocado no chão move-se 1,5m em uma direção aleatória. Faz sons apropriados para o formato.
-Caixa de Música: Quando aberta toca uma música pré-determinada em volume moderado.
-Isqueiro: Com uma ação produz uma chama miniatura que pode ser usada para acender outras coisas.
GOLIATH

Nas montanhas mais altas vivem os Goliath, seus corpos parecendo ser feitos de pedra. Poucos podem dizer que viram um Goliath, e ainda menos podem clamar amizade com um.

Atributos: +2 FOR, +1 CON.
Tendência Comum: Leal Neutro.
Idade: Como humanos.
Tamanho e Peso: Médio. Pesa de 140 a 170 kg.
Idiomas: Comum e Gigante.
Deslocamento: 9m.
Atleta Natural: Proficiência em Atletismo.
Firmeza da Pedra: Uma vez por descanso com uma Reação reduz dano sofrido em 1d12+CON. Essa habilidade é recupera com um Descanso Curto.
Físico Poderoso: Conta como uma categoria maior ao determinar a capacidade de carga.
Montanhista: É aclimatizado a altitude elevada, incluindo acima de 6000m, e a clima frio.



HALFLING


Os confortos do lar são o objetivo da maioria dos halflings: Se acomodar em paz e silêncio, longe de monstros e exércitos, com uma boa refeição, bebida e companhia.

Atributos: +2 DES.
Tendência Comum: Bom Leal.
Idade: Adultos aos 50. Vivem até 350.
Tamanho e Peso: Pequeno. Cerca de 90cm. Peso médio 20kg.
Idiomas: Halfling e Comum.
Deslocamento: 7,5m.
Agilidade Halfling: Pode se mover pelo espaço de criaturas maiores que você.
Corajoso: Vantagem em resistência contra medo.
Sortudo: Pode re-rolar resultados de d20 iguais a 1.

SUB-RAÇAS

CORAÇÃO FORTE

Atributo: +1 CON.
Resilencia: Resistência a dano de veneno e Vantagem em testes de resistência contra veneno.

PÉS LEVES

Atributo: +1 CAR.
Naturalmente Furtivo: Pode se esconder quando apenas obscurecido por uma criatura maior.


HUMANOS

Humanos são a mais nova das raças, com razões e culturas diversas, inovadores, desbravadores e pioneiros.

Atributos: +1 para todos os atributos.
Tendência Comum: Nenhuma.
Idade: Adultos aos 15. Vivem menos de 100 anos.
Tamanho e Peso: Médio. De 1,50m até além de 1,80m. Peso variado.
Idiomas: Comum.
Deslocamento: 9m.

HUMANO VARIANTE 

O mestre pode permitir a seguinte variante de humano.

Atributo: +1 para dois atributos.
Perícia: Proficiência em uma perícia.
Talento: Começa o jogo com um talento.




KENKU

Um povo corvo amaldiçoado a não possuir mais suas asas, Kenkus vivem em lugares que os aceitam, geralmente buracos de crime e vilania.

Atributos: +2 DES, +1 SAB.
Tendência Comum: Caótico Neutro.
Idade: Adulto aos 12. Vivem até 60.
Tamanho e Peso: Médio. Pesa de 45 a 60 kg.
Idiomas: Comum e Auran, mas capaz de falar somente usando Imitar.
Deslocamento: 9m.

Especialista em Falsificação: Recebe Vantagem para criar duplicatas e falsificações.
Treino Kenku: Proficiente em uma perícia entre Acrobacia, Enganação, Furtividade e Prestidigitação.
Imitar: Pode imitar os sons que ouve, incluindo vozes. Uma criatura que o ouve pode identificar a imitação com Intuição contra Enganação.


MEIO-ELFO

Andando em dois mundos mas não pertencendo a nenhum, meios-elfos combinam algumas das melhores qualidades de humanos e elfos: Curiosidade, inventividade e ambição humanas temperadas pelos sentidos afiados, amor pela natureza e gostos artísticos dos elfos

Atributos: +2 CAR, +1 para outro atributo.
Tendência Comum: Caótico Neutro.
Idade: Adultos aos 15. Vivem até 180.
Tamanho e Peso: Médio. De 1,20m até 1,50m. Peso médio 75kg.
Idiomas: Elfico, Comum e mais um idioma.
Deslocamento: 9m.
Ancestralidade Feérica: Vantagem contra ser Enfeitiçado, imune a magias de sono.
Versatilidade: Proficiência em duas perícias à escolha.
Visão no Escuro: Trata escuridão a até 18m como Luz Baixa, e luz baixa como brilhante.


MEIO-ORC

Meios-orcs são filhos da fronteira, em terras onde orcs e humanos guerreiam ou comerciam. A maioria deles anda pelo mundo fazendo o que é necessário para sobreviver em um mundo que os ignora.

Atributos: +2 FOR, +1 CON.
Tendência Comum: Caótico Neutro.
Idade: Adultos aos 14. Vivem até 75.
Tamanho e Peso: Médio. Mais altos e mais pesados que humanos.
Idiomas: Orc e Comum.
Deslocamento: 9m.
Ataques Selvagens: Quando consegue um decisivo rola um dado extra de dano.
Intimidador: Proficiência em Intimidar.
Tolerância Infindável: Uma vez por descanso longo, ao cair a 0 sem morrer, cai para 1 ao invés.
Visão no Escuro: Trata escuridão a até 18m como Luz Baixa, e luz baixa como brilhante.


TABAXI 

Povo gato vindo de terras distantes, os Tabaxi são motivados pela curiosidade de coletar artefatos, histórias e experiências.

Atributos: +2 DES, +1 CAR.
Tendência Comum: Caótico Neutro.
Idade: Equivalente a humanos.
Tamanho e Peso: Médio. Altura e peso pouco menor que humanos.
Idiomas: Comum e mais um idioma.
Deslocamento: 9m.
Agilidade Felina: Quando se move, pode dobrar seu deslocamento. Uma vez que o faça não pode fazê-lo novamente até passar um turno sem se mover.
Garras de Gato: Pode usar garras como ataque desarmado, causando 1d4+FOR cortante. Adicionalmente tem deslocamento de escalada 6m.
Talento do Gato: Recebe proficiência em Percepção e Furtividade.
Visão no Escuro: Trata luz baixa como luz normal e escuridão como luz baixa, ambos a até 18m.


TIEFLING

Ser recebido com encaradas e sussurros, sofrer violência e insulto na rua, ver desconfiança e medo em cada olhar: Essa é a vida dos tieflings, um povo amaldiçoado por um pacto feito gerações atrás com diabos.

Atributos: +2 CAR, +1 INT.
Tendência Comum: Mau Leal.
Idade: Como Humanos.
Tamanho e Peso: Médio. Físico como Humanos.
Idiomas: Infernal e Comum.
Deslocamento: 9m.
Legado Infernal: Conhece o Truque Taumaturgia. A partir do nível 3 pode usar Repreensão Infernal uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Escuridão uma vez por dia.
Resistência Diabólica: Resistência à Fogo.
Visão no Escuro: Trata escuridão a até 18m como Luz Baixa, e luz baixa como brilhante.
Escolha uma das seguintes habilidades:
-Asas: Possui asas de morcego e deslocamento de voo 9m.
-Fogo Infernal: A partir do nível 3, uma vez por dia pode usar Mãos Flamejantes como uma magia de nível 2.
-Lingua Demoníaca: Conhece o Truque Escárnio Terrível. A partir do nível 3 pode usar Enfeitiçar Pessoa uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Cativar uma vez por dia.

SUB-RAÇAS INFERNAIS

Caso escolha uma das seguintes sub-raças, substitui o aumento de atributos e as habilidades especias acima. A magia ganha ao nível 3 é usada como segundo nível, e a de nível 5 como terceiro nível. Chave de conjuração é CAR.

Baalzebul
Atributos: +2 CAR, +1 INT.
Legado de Maladomini: Conhece o Truque Taumaturgia. A partir do nível 3 pode usar Raio do Enjoo uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Coroa da Loucura uma vez por dia.

Dispater
Atributos: +2 CAR, +1 DES.
Legado de Dis: Conhece o Truque Taumaturgia. A partir do nível 3 pode usar Disfarçar-se uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Detectar Pensamento uma vez por dia.

Fierna
Atributos: +2 CAR, +1 SAB.
Legado de Phlegethos: Conhece o Truque Amigos. A partir do nível 3 pode usar Enfeitiçar Pessoa uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Coroa da Loucura uma vez por dia.

Glasya
Atributos: +2 CAR, +1 DES.
Legado de Malbolge: Conhece o Truque Ilusão Menor. A partir do nível 3 pode usar Disfarçar-se uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Invisibilidade uma vez por dia.

Levistus
Atributos: +2 CAR, +1 CON.
Legado de Stygia: Conhece o Truque Raio de Gelo. A partir do nível 3 pode usar Armadura de Agathys uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Escuridão uma vez por dia.

Mammon
Atributos: +2 CAR, +1 INT.
Legado de Minauros: Conhece o Truque Mãos Mágicas. A partir do nível 3 pode usar Disco Flutuante uma vez por descanso. A partir do nível 5 também pode usar Tranca Arcana uma vez por dia.

Mephistopheles
Atributos: +2 CAR, +1 INT.
Legado de Cania: Conhece o Truque Mãos Mágicas. A partir do nível 3 pode usar Mãos Flamejantes uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Lâmina de Fogo uma vez por dia.

Zariel
Atributos: +2 CAR, +1 FOR.
Legado de Avernus: Conhece o Truque Taumaturgia. A partir do nível 3 pode usar Destruição Ardente uma vez por dia. A partir do nível 5 também pode usar Destruição Marcante uma vez por dia.


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